quarta-feira, 3 de março de 2010

Ao encontro do Nomoespaço

Algumas vezes nos encontramos no meio da multidão, perdidos, tentando achar essa trilha evidente, porém velada aos nossos sentidos.
O descobrimento dos vestígios de passos esquecidos num rumo incerto sobrepõe toda ansiedade de errante, quando a dialética imediata não consegue resolver um problema simples de questionar, mas complexo de responder, a relação entre o espaço e os indivíduos, como nós atores sociais atuamos e definimos nossa dinâmica espacial dentro de um contexto limitado por regras, por Leis.
E é no Nomoespaço, uma categoria geopolítica definida por Paulo Cesar da Costa Gomes no seu livro “A condição Urbana” [1], onde encontramos uma relação particular da Sociedade com o Espaço, regida por Leis do Direito que regulam as relações entre indivíduos num território e num contexto social dado. Nessa espacialidade estão circunscritos nossos limites e a nossa esfera de atuação, e é ali onde a nossa bússola sem norte gira descontroladamente tentando indicar o posicionamento do domínio publico e o domínio privado no cotidiano.
Incerteza? Talvez, porém há muito mais para ser compreendido nos lugares do cotidiano e nos instantes de duvida e de decisão, como no Nomoespaço onde a liberdade e o direito são inerentes aos Indivíduos, ao Estado e à Sociedade, confluindo as dimensões do Publico e do Privado, e construindo um espaço político onde o ator social se desenvolve.
As Leis do Direito funcionam como coesão nestes espaços onde são projetadas e para o qual foram estabelecidas, e dão um viés para determinar um território, um lugar, um ambiente, para discussão de problemáticas, para formulação e reformulação de teses e leis, para atuação política, para o exercício da liberdade fundado na comunhão dos indivíduos no contexto social.
Novamente no meio da multidão, já não estamos tão extraviados, agora as trilhas são caminhos traçados dento de limites estabelecidos para poder circular, e as escolhas determinarão nosso destino e nossa ação, a participação o nosso desenvolvimento e o conhecimento a nossa liberdade. -
Damian G. Katche


[1] GOMES, Cesar da Costa. A Condição Urbana: Ensaios de Geopolítica da Cidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário